Meus melhores de 2008

E continuando a série de posts atrasados, mando aqui a minha lista de melhores filmes de 2008.

Com muito esforço fiz um levantamento dos filmes vistos ano passado. Minhas regras pessoais foram: vale todo filme de longa-metragem que eu tenha visto em 2008, em qualquer bitola ou situação, cuja data de finalização original seja de 2006 para cá (últimos três anos). Me pareceu um ano inferior ao anterior, mas talvez eu tenha esquecido de algum.

Sem mais delongas, meus MELHORES DE 2008:

Paranoid Park
1- Paranoid Park (Gus Van Sant, 2007)
A adolescência é cheia de som e fúria.

conte de noel
2- Un conte de Noël (Arnaud Desplechin, 2008)
A vida em família é cheia de fluxos de som e fúria.

sweeney todd
3-Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street (Tim Burton, 2007)
A fascinação da violência gráfica.

4- WALL-E (Andrew Stanton, 2008)
Perfeição técnica (em qualquer sentido).

5- La Graine et le mulet (Abdel Kechiche, 2007)
Suspense com o preparo de um cuscus, não é pra qualquer um.

6-Falsa Loira (Carlos Reichenbach, 2007)
Rosane Carlão Mulholand.

7- Salamandra (Pablo Agüero, 2008)
Céu e inferno infantis, um do lado do outro.

8- Le Silence de Lorna (Jean-Pierre e Luc Dardenne, 2008)
Instinto materno selvagem.

9- The Mist (Frank Darabont, 2007)
Lost in the supermarket.

10- Fong juk / Exiled (Johnnie To, 2006)
Honra, reviravoltas, amizades e tiros, muito tiros..

E mais (mais ou menos na ordem):

There Will be Blood (Paul Thomas Anderson, 2007)
Vicky Cristina Barcelona (Woody Allen, 2008)
O Fim da Picada (Christian Saghaard, 2008)
Stellet licht (Carlos Reygadas, 2007)
Persepolis (Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi, 2007)
Iron Man (Jon Favreau, 2008)
Linha de Passe (Walter Salles e Daniela Thomas, 2008)

3 Respostas para “Meus melhores de 2008

  1. Eh Milton, finalmente a volta dos posts!

    Sobre sua lista, parece que somos um dos únicos a gostar do filme do cuzcuz. Paranoid não me animou e esse Salamandra eu não conheço!

  2. pattricialeite

    Milton…Por acaso encontrei o seu blog. Agora ele está nos meus favoritos… Tanto Paranoid Park quanto O Silêncio de Lorna mexeram muito comigo. Suas frases definindo os filmes sintetizam o que senti… Pattricia

  3. Pattrica, seja bem-vinda e apareça sempre que quiser.

Deixe um comentário

